O Campeonato Paulista de 1954 despertou interesse especial em todos os clubes, principalmente da capital, por ser o ano do IV Centenário da Cidade de São Paulo. O campeão, além da conquista, ostentaria o título por cem anos!
O futebol teve destaque no álbum do IV Centenário de São Paulo:
Capa do Álbum IV Centenário de São Paulo |
Escudos e Uniformes do Clubes Paulistas destacados no Álbum IV Centenário de São Paulo |
Escudos e Uniformes do Clubes Paulistas destacados no Álbum IV Centenário de São Paulo |
O Corinthians entrou muito forte na disputa, com um time poderoso que havia conquistado todos os títulos importantes do início da década de 1950.
A disputa seguiu acirrada entre Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, mas na reta final, já no início de 1955, apenas dois clubes tinham chance de título: os rivais Corinthians e Palmeiras.
Na penúltima rodada, os dois se enfrentaram em partida histórica no Pacaembu. Ao Corinthians, bastava um empate para assegurar a conquista e foi o que aconteceu! A curiosidade ficou por conta da presença do Palmeiras em campo trajando um uniforme azul. Muitos dizem que foi superstição do presidente alviverde e que não deu certo!
Ficha técnica da partida decisiva:
Corinthians 1 x 1 Palmeiras
Local: Estádio do Pacaembu - São Paulo (SP)
Data: 06/02/1955
Árbitro: Esteban Marino (Uruguai)
Público: Não disponível
Renda: Cr$ 1.233.055,00
Gols: Luizinho, aos 9 minutos do 1° tempo e Nei, aos 6 minutos do 2º tempo.
CORINTHIANS: Gilmar, Homero e Alan; Idário, Goiano e Roberto Belangero; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael e Simão.
Técnico: Oswaldo Brandão
PALMEIRAS: Laércio, Manoelito e Cação; Nilo, Waldemar Fiúme e Dema; Liminha, Humberto, Nei, Jair Rosa Pinto e Rodrigues.
Técnico: Aymoré Moreira
Os Campeões do IV Centenário de São Paulo: Gilmar, Rafael, Goiano, Homero, Idário, Alan, Nonô, Roberto, Simão, Luizinho, Cláudio e o técnico Osvaldo Brandão. |
A última rodada reservava ainda outro clássico: Corinthians vs São Paulo. E coube ao tricolor entregar as faixas ao campeão dos centenários, já que o Corinthians havia conquistado o também importante título paulista em 1922, ano do centenário da Independência do Brasil. E o jogo, o Corinthians venceu com tranquilidade: 3 x 1.
O Corinthians fechou a campanha com 26 jogos, sendo 18 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. O ataque anotou 55 gols e a defesa sofreu 25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário