quarta-feira, 5 de março de 2014

Qual é o melhor esquema tático para o Corinthians?

Muito se fala em esquema tático. 4-4-2, 3-5-2, 4-3-3... o esquema da moda no Brasil é o 4-2-3-1.

Será que isso faz tanta diferença?

Os dois clubes mais vencedores dos últimos anos do futebol europeu foram Barcelona e Bayern de Munique, curiosamente (?) Pepe Guardiola esteve no comando de ambos. E... qual é o esquema tático dessas equipes?

Conceito.

O Conceito de como jogar futebol é o que prevalece dentro do campo. No caso de Barcelona e Bayern, o conceito de posse de bola, marcação (sim!) e mudança de posicionamento dentro de campo.

Não que este seja o conceito a se seguir e a fórmula do sucesso. O Chelsea, por exemplo, ganhou a Champions League 2011-2012 se defendendo bem e contra-atacando. Venceu inclusive Barcelona e Bayern! Mas percebia-se um conceito de praticar o futebol.
O Corinthians de Tite chegou ao topo do Futebol Mundial. Com esquema tático? Também. Mas principalmente com um conceito de prática de futebol. Linhas compactas, forte marcação, em alguns momentos pressão na saída de bola do adversário, e total dedicação às funções individuais por parte dos atletas. Poucas vezes clubes brasileiros tiveram tamanha aplicação aos conceitos implementados por um treinador.


Sem conter a emoção, o técnico Tite levanta a taça de campeão mundial - JF Diorio/Estadão
JF Diorio/Estadão
O resultado? Campeão invicto da Libertadores da América e Campeão Mundial (2012). O clube disputou 16 partidas, 14 pela Libertadores da América e 2 pelo Mundial de Clubes. Sofreu apenas 4 gols. Adversários? Vasco da Gama, Santos, Boca Juniors e Chelsea. São números expressivos e que, dificilmente serão repetidos por outra equipe brasileira ou sul-americana.

A última vez que o Corinthians aplicou este conceito talvez tenha sido na final da Recopa Sul-Americana de 2013, contra o São Paulo no Pacaembu. Na oportunidade, venceu por 2 a 0 e ficou com o título do torneio.

Agora Mano tem uma tarefa difícil nas mãos. Está tentando organizar o time, porém qual é o conceito de futebol que está sendo aplicado? Bola longa, contra-ataque, posse de bola? As linhas estão dispersas e os laterais tem grande deficiência na marcação. Há uma clara evolução com as entradas de Jadson e Bruno Henrique, mas ainda falta muito. E será preciso muita paciência por parte da torcida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário