No grupo alvinegro que foi campeão estadual de 2017, 11 jogadores vieram das categorias de base do Corinthians, quatro deles titulares
Maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians provou a força da base alvinegra na conquista do 28º título paulista da história do clube. Da equipe que se firmou como titular do time comandado pelo técnico Fábio Carille, quatro jogadores são formados nos campos do Parque São Jorge. Além deles, mais sete foram campeões fazendo parte do elenco.
Fagner
Formado pelo Timão, foi promovido ao profissional em 2006, mas pouco tempo depois foi transferido para o PSV Eindhoven (HOL). Oito anos depois, em 2014, retornou ao Corinthians para substituir Alessandro na lateral direita, que havia se aposentado. Desde então, é o dono da posição. As grandes atuações renderam convocações para a Seleção Brasileira a ele. Foi ainda um dos destaques da campanha do hexacampeonato brasileiro em 2015.
Jô
Jogador mais jovem a vestir a camisa corinthiana em todos os tempo, tinha apenas 16 anos, três meses e 29 dias quando entrou em campo para enfrentar o Guarani pelo Brasileirão de 2003. Também foi o mais novo a marcar um gol pelo Timão, na vitória por 3 a 1 sobre o Internacional. Em 2005, saiu para o CSKA Moscow (RUS). Depois de rodar por vários clubes e disputar a Copa do Mundo de 2014, voltou ao Corinthians nesta temporada. Contestado por parte da imprensa, deu a volta por cima sendo o artilheiro alvinegro nos clássicos e um dos principais jogadores na conquista do título paulista.
Guilherme Arana
O lateral esquerdo subiu ao profissional após o vice-campeonato da Copinha de 2014, junto com o atacante Malcom. Após a saída de Fabio Santos, virou reserva imediato de Uendel e acabou sendo titular na reta final do Brasileirão 2015 com a lesão do companheiro. Neste ano, com a saída de Uendel para o Internacional, não só se firmou na posição como também foi um dos principais jogadores alvinegros na conquista estadual.
Maycon
Uma das principais apostas da base alvinegra, o volante foi autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP na final da Copinha de 2015 e o principal destaque na campanha do vice-campeonato do torneio em 2016. Promovido após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado, Maycon enfrentou grande concorrência na posição e foi emprestado para a Ponte Preta, em que teve grandes atuações no Campeonato Brasileiro. Retornou ao Timão no inicio de 2017 e conquistou um lugar na equipe titular. Jogador dinâmico e com características ofensivas, foi mais uma cria da base a se afirmar na conquista do título paulista.
Marciel
Destaque do time campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2015, o volante estreou pelos profissionais do Corinthians na vitória por 2 a 1 sobre o Figueirense, na Arena Corinthians, na campanha do hexacampeonato brasileiro, há dois anos. Versátil, também vem atuando pela lateral esquerda na atual temporada.
Caíque França
Goleiro seguro, subiu ao profissional junto com o zagueiro Pedro Henrique após a conquista do nono título da Copa São Paulo de Futebol Junior, em 2015. Teve a oportunidade inicial no Brasileirão 2016, na vitória sobre o Botafogo por 3 a 1 na Arena Corinthians. Mas o grande teste dele aconteceu na campanha do 28º titulo paulista. Na primeira partida como titular, fez grandes defesas e ajudou o Timão a vencer a equipe do Linense por 3 a 1 no estádio alvinegro.
Léo Príncipe
Campeão da Copinha em 2015 e vice em 2016, o lateral direito foi promovido à equipe profissional após a disputa da competição no ano passado. Com atuações seguras, firmou-se na reserva de Fagner.
Pedro Henrique
Zagueiro titular do Corinthians na conquista do nono título da Copinha, o zagueiro foi promovido ao time principal na disputa da Florida Cup, em 2015. Pelo Brasileirão do ano passado, destacou-se por uma grande atuação em jogo contra o Flamengo, com marcação firme e precisa em cima do ex-corinthiano Paolo Guerrero. Na campanha do 28º título paulista, marcou o gol da vitória sobre o Mirassol por 3 a 2 fora de casa.
Léo Jabá
Uma das grandes esperanças da base alvinegra, o atacante foi promovido ao profissional após o vice-campeonato brasileiro Sub-20, no fim do ano passado. Depois de Jô, é o mais novo a vestir o manto alvinegro. Estreou em amistoso contra o ABC-RN em 22 de julho de 2015, quando ainda tinha 16 anos. No Paulistão, fez algumas partidas como titular e marcou o primeiro gol dele como profissional pelo Corinthians na vitória por 3 a 1 sobre o Linense na Arena Corinthians.
Léo Santos
Zagueiro rápido e de bom jogo com a bola nos pés, Léo Santos subiu ao profissional em 2016 e estreou como titular com apenas 17 anos, no empate em 1 a 1 contra o Figueirense, em partida válida pelo segundo turno do Brasileirão. Na campanha do título paulista, marcou importante gol que evitou a derrota para a Ponte Preta, no empate em 1 a 1 no Moisés Lucarelli pela fase de grupos da competição.
Pedrinho
O jovem de 18 anos de idade foi eleito o melhor jogador da Copinha 2017, comandando a equipe campeã do 10º título alvinegro na principal competição de base do país. Após a disputa do torneio, no fim de janeiro, Pedrinho foi imediatamente integrado ao elenco profissional. Fez a estreia como profissional na derrota alvinegra por 1 a 0 para a Ferroviária e jogou como titular em algumas partidas da campanha do 28º título paulista do Timão.
Fonte: Site Oficial Corinthians